Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

Olá, jovens de OSASCO, sejam bem-vindes, bem-vindas e bem-vindos ao PROCESSO SELETIVO DO INSTITUTO CRIAR.

Estão prorrogadas as inscrições até  10 de novembro para a Turma 20 do Instituto Criar de TV e Cinema e Novas Mídias. São vagas para candidatas,candidatos e candidates, entre 17 e 20 anos das periferias de OSASCO que sonham em trabalhar com audiovisual e tecnologia. 

Há 19 anos, a instituição promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal por meio do audiovisual e da tecnologia. Mais de 2.625 jovens já vivenciaram esta experiência, multiplicando os resultados na sociedade com seus projetos e narrativas autorais.

Nossa proposta é um projeto de Educação Integral que visa oferecer formação nas áreas do Audiovisual e da Tecnologia, proporcionando acesso à diversidade cultural, reflexão do debate etnico racial, identidade de gênero, pessoa com deficiência, articulando oportunidades de ensino e aprendizagem, produção e inserção no mundo do trabalho, com uma jornada de formação multidisciplinar voltada às artes e à cultura e que estimula a produção criativa.

E como funciona?

Aqui a gente aprende fazendo!

São 10 meses de formação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em três diferentes momentos de aprendizagem. O primeiro ciclo é de experimentação em todas as áreas. Depois, chega a hora de cada pessoa escolher em qual área vai se aprofundar. E para finalizar o Projeto Experimental de Curso (PEC).

As áreas são: (clique nos links das áreas para saber mais sobre cada uma)

Fotografia (câmera & iluminação & maquinaria)

Conteúdos Gerais: Desenho de luz, Elétrica, Movimentação, Maquinaria, Construção de quadro, Finalização, Loggagem;

Áudio (captação, trilhas e finalização)

Conteúdos Gerais: Trilha sonora para audiovisual, Mixagem, Som direto, Desenho de som Folley, Captação de áudio em estúdio;

Produção (executiva, coordenação, set)

Planejamento, Produção Geral e Produção de Finalização
Conteúdos Gerais: Planejamento, Gestão de recursos, Casting, Locação, Desenvolvimento do projeto, Coordenação de finalização;

Direção de Arte (cenografia, cabelo e maquiagem, figurino)

Conteúdos Gerais: Objeto, Contraregragem, Continuidade, Cenário, Criação de ambiente, Desenvolvimento do projeto, Construção de personagem, Construção da imagem;

Pós-produção (montagem, animação e finalização)

Conteúdos gerais: Direção de finalização, Animação 2d, Stop motion, Montagem, Composição de imagem, Finalização de cor, Sincronização de som, Formatos;

Tecnologia (programação, games e design)

Conteúdos gerais: Game Studies, Jogos de tabuleiro, Game design, Design Gráfico, Manipulação de imagens Vetorização e Ilustração digital, Pixel Art, Animação, Lógica de Programação, Engines, Motion Design, Sound Design, Modelagem 3D;

Roteiro (linguagem cinematográfica, roteiro cinematográfico,escrita criativa)

Conteúdos gerais: estéticas visuais relevantes, conectando-as à história do cinema, de uma perspectiva diversa e revisionada. Produzir roteiros, sinopse e logline e visão do diretor para o edital do PEC.

Todo jovem que estuda no Criar recebe alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde) e bolsa de trabalho no valor de 1 salário mínimo por mês para que o jovem possa se dedicar apenas aos estudos.

Leia atentamente os pré-requisitos abaixo:

Para estar apto a ingressar no Programa BOLSA TRABALHO, o candidato deverá comprovar, com documentação, os seguintes requisitos: 

a) Ter idade entre 17 (dezessete) e 20 (vinte) anos; 

b) Tenha concluído, ou concluir o Ensino Médio no exercício de 2023; 

c) Estar desempregado; 

d) Pertencer a família de baixa renda, cujos membros tenham rendimento bruto mensal per capita igual ou inferior a 50% (cinquenta por cento) do salário mínimo nacional vigente, computando-se a totalidade dos rendimentos brutos dos membros da família, vindos do trabalho e/ou de outras fontes de qualquer natureza, incluindo-se os benefícios, aposentadoria e outros valores concedidos por órgãos públicos ou entidades particulares; 

e) Residir no município de Osasco há no mínimo 02 (dois) anos;

 f) No caso de jovens do gênero masculino, estar dispensado no Serviço Militar;

 g) Aptidão para Audiovisual ou Tecnologia.

* Atenção: Para saber o valor da renda per capta você precisa somar os salários de todos que trabalham ou recebem rendas e dividir pelo número total de moradores da sua casa. Este resultado final corresponde ao valor per capita.

Na plataforma das inscrições, o jovem deverá anexar os seguintes documentos de todas as pessoas que moram na sua casa:

a) RG e CPF do candidato.

b) RG e CPF de todos os moradores da sua casa.

c) Comprovante de endereço do ano de 2021 e comprovante de endereço dos meses de agosto, ou setembro, ou outubro de 2023. 

d) Comprovante de conclusão do ensino médio ou declaração de matrícula no terceiro ano do ensino médio. 

e) Certidão de Nascimento, para os moradores que não tem RG.

f) Certificado de reservista ou outro documento equivalente a dispensa do serviço militar.

g) Outros documentos que comprovem os critérios classificatórios conforme item 3 e 4 deste edital. 

Caso o candidato precise de auxílio para realizar sua inscrição, ele poderá comparecer em qualquer unidade de atendimento dos Portais do Trabalhador com toda a documentação necessária, nos seguintes dias e horários: de segunda a sexta-feira; das 08h00 até às 16h00, nos endereços:

Centro: Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro

Norte: Av. Presidente Costa e Silva, 372 – Jd. Helena Maria 

Sul: Av. Sarah Veloso, 106 – Jd. Santo Antônio

O Processo Seletivo acontece em 02 etapas:
 

Primeira Etapa:

Inscrição – 09 de outubro a 10 de novembro de 2023

 

Segunda Etapa:

Entrevista ONLINE– 27 de novembro a 5 de dezembro 2023

Resultado Final – 11 de dezembro de 2023 (previsão)

 

Na primeira etapa você deve preencher o questionário, anexar documentos e enviar um vídeo de até 2 minutos CONTANDO BREVEMENTE QUEM É VOCÊ, O QUE GOSTA DE FAZER E PORQUE QUER ESTUDAR AUDIOVISUAL OU TECNOLOGIA.

#FICAADICA: ESSE VÍDEO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS! É A NOSSA PRIMEIRA FERRAMENTA PARA TE CONHECER MELHOR, ENTENDER SUAS APTIDÕES, SONHOS, DESEJOS…. ENTÃO, CAPRICHA!

Acesse o edital aqui

Prorrogação 

 

A inscrição será realizada através do site disponibilizado pela Secretaria de Emprego Trabalho e Renda de Osasco: https://conectaosasco.acto.net.br/#/

 

As dúvidas relativas ao processo de seleção como fazer a inscrição, serão respondidas pelo e-mail: gabinete.setre@osasco.sp.gov.br aos cuidados da comissão de seleção. 

Caso queira falar com a equipe do Instituto Criar envie e-mail para o e-mail para processoseletivo@institutocriar.org ou 11 91924-6946.

Galeria

de Fotos

Quero ser

Parceiro

O Instituto Criar acredita que a diversidade de parceiros e mecanismos de incentivo tráz uma sustentabilidade financeira e executiva mais perene.

Queremos ser um espaço onde as empresas se encontrem nas suas razões de investir.