
Coordenadora Administrativa Financeira, 44 anos em avanço!

Educatriz de Linguagem Audiovisual. Roteirista e realizador, ama o cinema, pois é na projeção onde se pode ver e ouvir.

Cozinheiro. Seu filé de frango com creme de milho é um sucesso entre os alunos e veteranos.

Educatriz do Núcleo de Roteiro. Pegou gosto por cinema quando assistiu “Cine Gibi”, da Turma da Mônica.

Supervisora Executiva. Sempre com um sorriso e um olhar terno, tem como lema de vida a frase: "Não sabia que era impossível, foi lá e fez".

Assistente Administrativo. Possui uma relação com o Criar antes mesmo de existir a sede.

Codiretora Executiva – Operações & Financeiro. É bastante observadora e se importa com os cuidados e acolhimentos.

Supervisora técnica da Central de Equipamentos. Carrega consigo as descobertas e a vontade de fazer acontecer neste mundinho louco do audiovisual.

Auxiliar de Serviços Gerais. É multi-instrumentista, autodidata e arrebenta na bateria.

Educadora do Núcleo de Artes. Versatilidade em lidar com os desafios como possibilidades.

Educadora do Núcleo de Fotografia. Acredita na Educação e na Arte como agentes de transformação social.

Codiretora Executiva – Comunicação & Relações Institucionais. Jornalista raiz e dinossaura do Criar. Adora contar histórias.

Assistente da Comunicação. Buscando eternamente aprender as diversas nuances da arte enquanto se apaixona por elas.

Assistente Técnica da Central de Equipamentos. Descobrindo, aprendendo, registrando e se divertindo enquanto explora o mundo do audiovisual.

Articuladora de inserção e educação continuada. Atua em busca de um audiovisual mais plural e diverso.

Encarregado de manutenção. Cuida do espaço e gosta de pescar nas horas vagas.

Educatriz do Núcleo de Áudio. Por onde passa deixa histórias para contar.

Nutricionista responsável pelo Refeitório. Acredita que a comida é muito mais que nutrientes.

Educatriz do Núcleo de Produção. Acredita na potência da expressão artística como um dos meios para pequenas grandes revoluções.

Educador de Criatividade e Expressão. Ator, Artista Visual, Animador e faz um batuquinho de vez em quando na quebrada.

Estagiário de Formação. Acredita no potencial artístico das pessoas e suas metamorfoses, que nunca é tarde para se descobrir.

Codiretora Executiva – Gestão & Impacto. Sonhadora e acredita que nada é por acaso.

Supervisor de produção na área de Formação. Acredita no potencial individual e coletivo das pessoas em benefício de processos em constante movimento.

Auxiliar de cozinha. Prestativa e sempre disposta a aprender.

Auxiliar de limpeza. Gosta do que faz, de pessoas e é flamenguista.

Coordenadora de Formação no Instituto Criar. Acredita em uma educação libertadora e transgressora.

Educador do Núcleo de Pós-Produção. Busca empoderar através da arte educação a busca por acesso, arte, amor e liberdade.

Educatriz do Núcleo de Roteiro. Roteirista, animadora e educadora. Acredita no poder das boas histórias de transformar a realidade.
Mãe da Beatriz, amante de doguinhos (Théo e Luna), casada e bem-amada. De família grande, cheia de irmãos criados em uma comunidade com muita liberdade, traz na bagagem muitas experiências interessantes. Atuou profissionalmente em diversos setores até chegar ao Instituto Criar, em 2012. Graduada em Gestão Pública, trabalha na área administrativa, mas se considera mesmo do time produção.
Mestre em comunicação e doutorando pela Universidade Anhembi Morumbi, é educador do Núcleo de Roteiro. Formado em cinema, é escritor, roteirista e diretor audiovisual, tendo feito curtas metragens, webséries e filmes institucionais. Seus temas de preferência vão do suspense ao drama, de temas fantásticos à ficção científica. Além de roteirista de ficção, faz filmes experimentais não narrativos e documentários. Educatriz de Linguagem Audiovisual.
Nordestino baiano, é casado e pai do Luiz Miguel, amor da sua vida. Morador da periferia de São Paulo, em Brasilândia, zona norte, ama cozinhar. Há 14 anos ele se relaciona com a área da gastronomia. Trabalhou em outras áreas, mas é na cozinha que se realizou profissionalmente. Em seu cardápio tem cursos de cozinha, boas práticas culinárias e cozinha vegana e vegetariana. Trabalhou no Criar entre 2011 e 2015 e em 2018 assumiu o posto de cozinheiro oficial. Ama o que faz e tem uma relação de amor e afeto com a instituição. Está sempre em busca de evolução e aprendizado.
Atua com roteiro e pesquisa para longas e curtas documentais, com destaque para temáticas LGBT e socioambiental.
É educadora na escola livre de cinema É Nois na Fita e professora em cursos e oficinas formativas no audiovisual e, às vezes, em histórias em quadrinho. Trabalhou com produção executiva para produtoras como SP Filmes de São Paulo e em séries documentais do Canal Brasil e SescTV.
Em 2023, foi contemplada pela SPCINE e pelo festival Kinoforum, no qual foi premiada, numa ação para a apresentação de novos diretores ao mercado internacional em Clermont Ferrand. Foi motion designer da TV Globo, tendo realizado ilustrações para os programas SPTV, Esporte Espetacular e Fantástico.
Arte Educadora, Gestora e Produtora Cultural por natureza!
Formada em Gestão Cultural, pelo SENAC/SP; em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela FAPCOM; e Assistência de Direção e Roteiro pelo Instituto Criar, de TV, Cinema e Novas Mídias (Turma 3). Atua há mais de 15 anos com produção de eventos diversos. Foi dramaturga, diretora ou produtora nos espetáculos “Dias de Chuva. Véspera de Sol” (2011), “Inclassificáveis” (2014), Cemitério dos Vivos e Adolescer [Indefinido] (2015), Tempo sem Canto e Temporário (2017) e Periferia Esperança (2019); Educadora e Coordenadora Pedagógica no Projeto 1ª CENA (2011-2019). Oficineira de Produção Cultural, nas linguagens de Teatro e Audiovisual, na Casa de Cultura de São Mateus (2016) e no Centro Cultural da Vila Formosa (2021). Atualmente está Supervisora Executiva no Instituto Criar e Diretora-Presidente no Instituto Usina dos Atos, organização social com atuação na zona leste de São Paulo.
Pai da Geovanna e do Augusto. Graduado em Administração, trabalhou em diversos segmentos da indústria, logística, comércio, além de ter sido sócio em uma empresa de transporte voltada à distribuição de material de merchandising. Quando prestava serviços para o escritório do Luciano Huck, há mais de 20 anos, assistiu ao surgimento do Criar, criando uma relação de muito afeto, até chegar em XXXX na instituição. Há XX anos, ocupa o cargo de assistente administrativo auxiliando nos trabalhos internos e externos e cuidando do espaço.
Graduada em Pedagogia, com breve período de docência (03 anos) lecionando em escola pública nos ensinos fundamental e médio. Possui experiência administrativa financeira em empresas privadas.
Pós-graduada em Gestão de Pessoas, teve a oportunidade de abrir mais um leque de conhecimentos para seu crescimento profissional.
Há 20 anos trabalha no Instituto Criar, tendo iniciado como estagiária, a função de coordenadora administrativa financeira e atualmente é Codiretora Executiva – Operações & Financeiro.
Após iniciar sua escolha pela área audiovisual na Oficina de Câmera da turma 9 do Criar, se formou em Produção Técnica Áudio e Vídeo. Passou por locadoras de equipamentos, produtoras e projetos independentes como assistente, operadora de câmera e captação de som direto. Atua como supervisora técnica da Central de Equipamentos desde 2017.
40 anos, casado, padrasto da Bia e tem dois doguinhos. Mistura profissão com hobbys. É músico, dá aulas e toca baixo, bateria e violão nas horas vagas. Louco num churrasco, pilota churrasqueira em eventos aos finais de semana
Tem experiência em elétrica básica, hidráulica, pintura, controlador de acesso, jardinagem, portaria e zeladoria. Ama mexer com plantas e jardins. Ver tudo florescer é incrível. Desde outubro de 2023, ocupa o posto de auxiliar de serviços gerais no Criar.
Travesti indígena da Amazônia Paraense, Atriz formada pela ETDUFPA, Professora de teatro graduada na UFPA, mestranda em arte educação e mediação cultural na UNESP, Roteirista e produtora audiovisual em Negritar Filmes e produções, Performance ativista de reaproveitamento material e imaterial do mundo. É educatriz do Núcleo de Arte desde 2023.
“Não mude para se adaptar ao mundo, mude o mundo para se adaptar a você.”
Contadora de histórias com imagens: fotógrafa, realizadora audiovisual e educadora. Tem formação em Jornalismo, com especialização em Linguagens Midiáticas; é mestre em Imagem e Som. Fez técnico em Produção de Áudio e Vídeo e está doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Se interesso pela pesquisa e experimentação de linguagens em torno do Audiovisual e da Fotografia. Sua trajetória profissional começou no Fotojornalismo, passando por produtos midiáticos diversos, da publicidade ao videoclipe. Do documentário ao Super 8. É educadora do Núcleo de Fotografia desde 2023.
“Se o caminho longo for o mais bonito, é por ele que eu vou.”
Formada em Comunicação Social com bacharelado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), atua na área há mais de 34 anos.
Foi repórter, redatora, autora e roteirista em grandes veículos de mídia como Grupo Abril, Grupo Estado, TV Bandeirantes, Organizações Globo, entre outros. Foi enviada especial para cobertura da Copa do Mundo da França, em 1998, pelo Jornal da Tarde.
Há 26 anos, se dedica às Relações com a Imprensa do apresentador Luciano Huck; 20 anos à frente da área de Comunicação do Instituto Criar; e atualmente é Codiretora Executiva – Comunicação & Relações Institucionais.
Designer Gráfico, Filmmaker, Pós-produtor, Diretor e Bailarino. Formado pelo Instituto Criar em Pós-produção na Turma 16+1, Direção pela “Kinoforum”, Direção e edição de som pelo “É nois na fita”, Publicidade e Propaganda pela “PerifaCriativa” Assistente de Arte pelo “Senac Lapa Scipião” e Produção Documental pelo “É nois no Doc”.
Começou no audiovisual aos 16 anos no primeiro curso de cinema e audiovisual pelo “É nois na fita”, participando do filme “DISUTOPIA” e exercendo a função de diretor e editor de som. Após se apaixonar por todas as áreas do audiovisual, decidiu se aprimorar em cada uma delas, experimentando da direção à pós-produção. Após sua passagem como aluno e monitor no Instituto Criar na área de Comunicação, ocupa o cargo de Assistente de Comunicação desde janeiro de 2023.
Liv tem 18 anos, nasceu no Vale do Ribeira e hoje mora em Caieiras.
É estudante de Produção Audiovisual e sempre se guia na vida pelo rumo das artes: do cinema à dança, música, artesanato e artes visuais.
Graduada em Produção e Política Cultural pela Universidade Federal do Pampa, formada na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (ELCV) e pós-graduanda em ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa no SENAC. Trabalhou em organizações como Associação Cultural Kinoforum e Instituto ACAIA, além de ter integrado os coletivos de audiovisual: Corja Filmes, Cinema de Guerrilha e Nós, Madalenas. Desde 2021, é articuladora de Inserção e Educação Continuada no Instituto Criar e sócia na Casa OJÔ – Arte, Cultura e Educação.
Iniciou seu trabalho como eletricista responsável durante a “construção” do espaço Criar e se tornou funcionário e residente da instituição. Casado há quase 30 anos, é pai de dois filhos, Rafael e Marcio, e avô da Maria Clara.
Atualmente é encarregado de manutenção do Instituto Criar, com especialidade em elétrica e hidráulica, porém responde pela manutenção geral.
Nas horas de lazer ele se dedica à pesca.
Nascida numa família de Marias, no Ceará, veio com 11 anos de idade morar com os tios na capital de São Paulo. Mãe da Maelle de 6 anos e do Leonardo de 9, uma duplinha do barulho. Veterana da turma 2 na oficina de áudio do instituto Criar, teve o privilégio de estagiar na Tv Cultura, tendo em seu histórico a conquista do tempo de um ano de estágio, o qual era de apenas seis meses quando iniciou. Foi contratada pela emissora no cargo de operadora de microfone, quatro anos depois foi promovida a operadora de Áudio e dois anos depois a operadora de Gravação. Neste período se formou em Comunicação Social com bacharelado em Publicidade e Propaganda na Universidade Nove de Julho. Tirou carta de moto e carro, mas não dirige. Retornou ao Instituto Criar como educatriz do Núcleo de Áudio em 2024.
Filha de Nordestinos, com muito orgulho, pai mestre de obras e mãe costureira. Moradora da periferia de São Paulo (Jardim São Luiz), casada e mãe de Pet (Zara Cotinha). Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, com pós-graduação em Nutrição Clínica e Segurança de Alimentos. Sócia-proprietária do Instituto Nutra e Viva atuando há mais de 20 anos no segmento de Alimentação Escolar e no Instituto Criar desde Turma 9. Oferecer uma alimentação com aquele gostinho de comida caseira que remete a lembranças da nossa história e que nos faz dividir essas sensações com as pessoas próximas e queridas é o seu principal objetivo.
“Comer é um ato político, social e afetivo”.
Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – Dramaturgia e Realização pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, sua trajetória audiovisual e cinematográfica perpassa por diversas áreas e aventuras, mas consolida-se nos departamentos de produção, direção e criação. Trabalha especialmente na assistência de direção, coordenação de produção, produção executiva e desenvolvimento de projetos, além de realizar autorais de diversas linguagens, em que reúne seu interesse no que diz respeito às relações humanas e suas complexidades.
É arte educadora, cineasta, videoartista, e educatriz do Núcleo de Produção do Criar desde 2023.
Educador, Ator, Animador, Educador,Contador de História, Palhaço e integrante do Coletivo GrausunS. É formado em Artes Visuais e Pós-graduado em Animação Digital. Formou-se em diversos cursos livres e técnicos como A Máscara do Palhaço, Teatro de Rua, Formação Avançada de Contadores de Histórias, Qi gong, Dublagem, Direção Teatral, Criação de Personagens para Histórias Infantis, Ilustração Digital, Animação 2d, Rigging e Animação de Personagens em Moho, Sound Design para Animação, entre outros.
É educador de Criatividade e Expressão do Instituto Criar desde 2023.
Sua trajetória se inicia ainda no ensino médio, participando do itinerário #SeLigaNaMídia, no qual desenvolveu atividades sobre comunicação e marketing.
Desde então, essas áreas despertam sua atenção, levando a cursar publicidade e propaganda. Veterano da turma 20, com ênfase em Direção de Arte, aprofundou seu conhecimento e aprendizagem na área da comunicação, observando seu lado artístico em metamorfose.
No momento, atua como estagiário do Programa de Formação.
Moradora da zona leste de São Paulo. Mestranda em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV, Pós-graduada em Produção Audiovisual na Anhembi Morumbi e em Inovação, Empreendedorismo e Projetos na Economia Digital pela Universitat de Barcelona. Possui MBA em Gestão de Projetos pela USP, graduação em Produção Audiovisual, técnica em biblioteconomia, cineclubista, produtora cultural há 20 anos, organizadora do livro “Memórias de um São: Mapeamento e memória cultural da região de São Mateus”
Passou pela gestão pública, trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo por mais de 6 anos. É veterana da Oficina de Produção da Turma 2, Gerente Executiva do Instituto Criar de 2021 a 2025. Atualmente é Codiretora Executiva – Gestão & Impacto.
É produtor cultural, veterano da 1ª turma de Produção do Instituto Criar, com expertise em projetos sociais, culturais e ambientais dentro de coletivos periféricos e Organizações Não Governamentais. Maia é biólogo e utiliza a potência ambiental nas linhas de projetos que atuou e atua, sendo contemplado em diversos editais, tais como VAI, Pontos de Cultura, Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Retornou ao Instituto Criar em 2023 como supervisor de produção na área de Formação.
Mãe do Marcio e do Rafael e avó da Maria Clara, é formada como técnica em Nutrição e Dietética.
Iniciou seus trabalhos em 2004 quando o Instituto Criar abriu as portas.
Saiu em 2012, por motivos pessoais, e retornou em 2024.
Pernambucana, de Garanhuns, Rose é guerreira, prestativa e está sempre disposta a aprender.
Nascida na Filadélfia, Bahia, trabalhou em fábrica de cerâmicas de tijolos, incluindo carregamento de caminhões. Como mãe solteira, veio para São Paulo com o objetivo de melhores condições de estudo e vida para os 3 filhos e está aqui há 16 anos.
Exerce a função de auxiliar de limpeza no Instituto Criar desde 2010. É avó do Erick, do Danilo e da Zaira e gosta muito de futebol.
Rosimeire é auxiliar de limpeza, gosta do que faz, gosta de pessoas e é flamenguista.
Natural de Pernambuco e filha de quilombola, Vânia Santos, é mãe da Odara, Artista da Dança e Professora. Mestra e Doutoranda em Arte Educação pelo Instituto de Arte da Unesp, Especialista em Cultura Africana e graduada em Dança. Com experiência em escola pública vivenciou a sala de aula e a gestão escolar onde atuou como Coordenadora Pedagógica.
Fez parte da Oficina de Produção, da turma 1, do Instituto Criar, e foi monitora da turma 2. Acredita que foi nesse momento que sua trajetória como educadora começou.
“O rio que esquece da fonte, seca.”
Um jovem preto periférico em busca de sua liberdade através da arte educação, ações com coletivos, projetos e trabalhos autorais. Há 9 anos dirigindo o Núcleo de Pós-Produção no time Instituto Criar, praticando uma abordagem pedagógica decolonial junto as turmas de várias quebradas de São Paulo.
Eterno estudanta da vida, ciclista, ilustrador, poeta, com um olhar atento e crítico as imagens e personagens que testemunha a cada dia por onde passa. Leveza, alegria, paciência e gratidão na luta por uma vida leal aos chamados de sua alma nessa contraditória sociedade.
É um artista educador que vive no Itaim Paulista, extremo leste, e filho de Baiano.
Formada em Cinema de Animação na Turma 8 pelo Instituto Criar, graduada em Educomunicação pela Universidade de São Paulo e especialista em roteiro pela Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba.
Seu primeiro curta-metragem como diretora, “Aurora, a rua que queria ser um rio”, foi exibido em mais de 120 festivais conquistando mais de 25 prêmios e menções honrosas pelo mundo.
Em 2024, foi selecionada para participar da Residência NEF – ABCA na Abadia de Fontevraud (França), onde desenvolveu seu próximo projeto de curta “Letra de mão”.
Atualmente atua como educatriz no Núcleo de Roteiro e roteirista freelancer.
Produtora e realizadora audiovisual com foco em cultura, educação e direitos humanos.
É formada em Produção e Política Cultural (Universidade Federal do Pampa), com especialização em ESG (SENAC) e formação livre em cinema pela ELCV de Santo André. Atua há mais de 15 anos no setor cultural e audiovisual, passou por instituições como Associação Cultural Kinoforum e Instituto Acaia.
Integrou coletivos como Corja Filmes, Cinema de Guerrilha e Nós, Madalenas. Atualmente, é articuladora de Inserção e Educação Continuada no Instituto Criar e sócia da Casa OJÔ.
Em 2023, foi premiada como relêvancia cultural na Lei Paulo Gustavo de Santo André. Em 2024, teve o projeto “Cartografia dos Sonhos Inacabados” contemplado pela Lei Aldir Blanc de Santo André.
Mestranda em Bens Culturais na FGV, pós-graduada em Produção Audiovisual (Anhembi Morumbi) e em Inovação, Empreendedorismo e Projetos na Economia Digital (Universitat de Barcelona), com MBA em Gestão de Projetos (USP).
Produtora cultural e realizadora audiovisual há 22 anos, é organizadora do livro Memórias de um São: Mapeamento e memória cultural da região de São Mateus.
Trabalhou por mais de 7 anos no MIS-SP e por mais de 6 anos na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo foi coordenadora da Casa de Cultura São Mateus, depois de todas as Casas de Cultura, edital de oficineiros e entre outros projetos e programas da Pasta.
Também foi membra de várias comissões avaliadoras de projeto e juri de projetos culturais. Hoje, é Co-diretora Executiva – Gestão e Impacto do Instituto Criar, onde foi aluna há 20 anos.
Sanara Santos é jornalista, comunicadora e diretora da Énois, organização do terceiro setor que atua na área da comunicação.
Nascida e criada na favela da Ilha, na zona leste de São Paulo, já produziu conteúdos para veículos como UOL, Intercept, Folha de São Paulo, Az Mina, Billboard Brasil e Gênero e Número.
Co fundadora da Transmídia, a primeira agência de notícias composta exclusivamente por pessoas trans, Sanara é a primeira mulher negra e trans a liderar uma organização de jornalismo no Brasil. Foi homenageada como jornalista pelo IJNet e também atua como diretora de fotografia.
Profissional de Produção Audiovisual com mais de 20 anos de experiência no setor, sendo os últimos 9 dedicados a empresas globais do entretenimento como The Walt Disney Company, Paramount, ViacomCBS e A+E Networks.
Especialista em produção executiva, gestão de equipes, orçamentos e cronogramas, dando suporte para criação e desenvolvimento de conteúdos originais.
Atualmente atua como Sr. Producer na Disney, supervisionando projetos estratégicos que unem criatividade e eficiência.
Sua formação inclui bacharelado em Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduação em Produção Audiovisual pelo Centro Universitário Senac.
Construiu uma carreira sólida no audiovisual, iniciando no departamento de arte e, com o tempo, migrando para a produção, até alcançar a produção executiva. Atuou na Blues Content, onde produziu conteúdos para grandes canais do YouTube, como Pipocando e Giro Sky.
Viveu uma temporada em Los Angeles, onde teve contato com grandes produtoras e acompanhou de perto os bastidores do cinema internacional.
De volta ao Brasil, trabalhou na Paramount, participando da execução de eventos icônicos como o MIAW e o Meus Prêmios Nick.
Atualmente, é Senior Producer de Produções Originais na The Walt Disney Company, contribuindo para séries de sucesso como Amor da Minha Vida e Impuros, que vêm conquistando o público e fortalecendo o catálogo de conteúdos nacionais da Disney+.
Mãe, Publicitária, Cineasta, Curadora, Palestrante, Mentora, Criativa e atua no mercado de filmes publicitários e cinematográficos há 29 anos. Passou por produtoras como O2 Filmes, Sentimental Filmes, Conspiração Filmes, Academia de Filmes, entre outras. Fundadora da produtora Confeitaria Filmes e do África Br Contemporary Institute.
Já foi Júri do Gerety Awards, Ampro Globes Awards, Cannes Lions 2023, Young Lions e PPA. Atuou como Head da Produção Artística da Rede Globo. Dirigiu o premiado Estação Livre na TV Cultura, e também o Especial da Rede Globo filme documental Mães do Brasil 2021, entre outros.
É Diretora Vice-Presidente do Instituto + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. Mentora no Perifa Lions, voluntária no Grupo Mulheres do Brasil e Li.Belo.
Doutora em comunicação e mestre em artes, é documentarista, artista-pesquisadora e professora, trabalha há mais de 20 anos no mercado audiovisual, tendo se especializado em direção e montagem.
Atualmente, é professora do Centro Universitário Senac e coordenadora do Projeto “Elas Criam – Mulheres de Impacto”, do Instituto Criar.
Foi diretora do talk show “A Máquina” e dirigiu três séries de documentário na TV Gazeta. Em 2015, lançou seu documentário de longa-metragem “Identidade Cotidiana”, adquirido pelo Canal Brasil.
Passou por produtoras como Academia de Filmes, Big Bonsai e Farol Filmes, além de ter participado de trabalhos produzidos por emissoras como TV Cultura, Band e CNN Brasil.
Formada em Gestão Cultural, pelo SENAC/SP; em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela FAPCOM; e Assistência de Direção e Roteiro pelo Instituto Criar, de TV, Cinema e Novas Mídias (Turma 3).
Atua há mais de 15 anos com produção de eventos diversos. Foi dramaturga, diretora e produtora de diversos espetáculos entre 2011 e 2019. Educadora e Coordenadora Pedagógica no Projeto 1ª CENA (2011-2019). Oficineira de Produção Cultural, nas linguagens de Teatro e Audiovisual, na Casa de Cultura de São Mateus (2016) e no Centro Cultural da Vila Formosa (2021).
Atualmente faz parte do coletivo Cinemateus, está Supervisora Executiva no Instituto Criar e Diretora-Presidente no Instituto Usina dos Atos, organização social com atuação na zona leste de São Paulo.
É Natural do Amazonas, possui 15 anos de experiência em produção, passando por jornalismo, publicidade e audiovisual. Desde 2016, atua como produtora executiva e, em 2020, começou a se especializar em roteiro. Gerencia projetos culturais e sociais com foco em impacto social e diversidade.
É colaboradora da Taturana – Cine e Impacto Social, onde coordena projetos de formação em campanhas de impacto. Pela instituição, coordenou o Lab Taturana + Impacta Cine, coordenou as Comissões Brasileiras do Fórum Latino-americano de Cinema e Impacto Social (México e Colômbia) e apoia na produção do evento. Atualmente, também é responsável pelo curso Cinema e Ação, desde sua primeira geração, que acaba de iniciar uma nova edição neste mês.
É Coordenadora da comunidade de exibidores na Taturana, com mais de 10 anos de atuação no setor audiovisual. Especialista em distribuição de filmes com foco em impacto social, trabalha como produtora de impacto em lançamentos e campanhas de
mobilização para documentários na América Latina. Colabora com produções na Venezuela, Espanha e no Brasil e integrou a equipe da Taturana liderando campanhas de filmes e ações de mobilização nacional, em articulação com redes de exibidores e organizações da sociedade civil.
É Produtora Executiva e Criativa com 20 anos de experiência no mercado audiovisual. Lidera projetos de ficção e não-ficção para o mercado nacional e internacional, sendo produtora executiva na Maria Farinha Filmes e co-diretora executiva da Kilomba Produções.
Ao longo de sua carreira, produziu para diversos canais de TV e grandes plataformas de streaming, entre elas Netflix e Globoplay, tendo também se dedicado ao acinema do autor. Conta com importantes produções em seu portfólio, como os longas “Enterre Seus Mortos” de Marco Dutra, “Barba Ensopada de Sangue” de Aly Muritiba, “Racionais MC’s – Das Ruas de São Paulo para o Mundo” de Juliana Vicente, “Dentro da Minha Pele” de Toni Venturi e “O Estopim” de Rodrigo Mac Niven. No universo das séries, destaca as mais recentes “Segura Essa Pose”, “Quem Ela Pensa Que É”, “Todas as Cores do Brasil”, além de duas temporadas de “Quebrando o Tabu”. Entre os curtas, destacam-se “O Tempo é um Pássaro” e o aclamado “Kbela”, ambos de Yasmin Thayná, sendo este último eleito Melhor Curta-metragem da Diáspora Africana no AMAA Awards de 2017. Também da mentorias para projetos audiovisuais e cursos de formação.