Foram 735 inscrições ao todo. 329 jovens passaram para a segunda fase, sendo 306 de São Paulo e 23 de Osasco.
Hoje, dia 19, anunciamos a lista de aprovados: 100 jovens de São Paulo e 15 de Osasco ocuparão as vagas em 2025.
Vocês receberão um e-mail com as orientações para a entrega da documentação e matrícula. Atenção, a matrícula só será realizada com a entrega da documentação completa. Verifique sua caixa de entrada (inclusive no spam), pois cada um deve confirmar o recebimento da mensagem.
Os candidatos selecionados receberão um e-mail até o dia 20 de dezembro com a lista de documentos necessários para a matrícula, que deverá ser realizada entre os dias 20 e 24 de janeiro.
Atenção: A matrícula só será confirmada mediante a entrega de toda a documentação solicitada. Por isso, pedimos que verifiquem sua caixa de entrada, a pasta de spam e o lixo eletrônico. É necessário responder ao e-mail confirmando o recebimento das instruções.
Acân Santos Simões
Agatha Karolina Sousa Costa
Alana Taylane Germano dos Santos
Alesson Souza Moreira
Alice Leticia Brioni Gomes dos Santos
Amelie dos Santos Simplício
Ana Rita Freire Dos Santos
Aparecida Kerexu De Lima Martim
Beatriz Lopes Da Silva
Beatriz Vieira Mendes
Brenda Oliveira Bomfim Bispo
Bruno Alves dos Santos
Bruno Santos Carvalho
Camila Barbosa de Sousa
Camila Victoria de Oliveira Andrade
Camilly da Rocha Dionízio Sousa
Catarina Vitória Dias Atalla
Chade Cristina Arceno Bezerra
Dalila Victória Nascimento de Freitas
Daniel Morais Portugal
David Moreira Costa de Oliveira
Eduarda Celestina de Paula
Eduarda Christinah Alves da Silva
Elisa Paiva da Paixão Bernardo
Emanuel Rodrigues da Silva
Everton Matias da Silva
Feuer Meireles Ferreira
Fredo Gomes Vianna
Gabriel Gomes dos Santos
Gabrielle Françoise Oliveira Souza
Grazielle Cardoso da silva
Hallison Oliveira Lima Ferreira
Iara Pedroza Limoeiro
Isabela Moreira dos Santos
Isabela Sena Dos Santos Pereira
Isabella Salvatore de Souza Dias
Izabella Matias Rodrigues
Janaina Damasceno de Sá Pereira
Jandira Jade Ossio Puente
Joadson Moreira Arruda
João Renato Cardoso de Souza Silva
Jonatas Nunes de Souza
Julia da Paz Souza
Kaêu Esuna Garcia
Kayque Correia de Jesus
Kayuá Viana Gomes
Kelmy Basilio Martiniuk
Kisha Coelho
Kizzi Noani de Oliveira Costa
Leonan Pererê Vieira
Leonardo Henrique Bernardo Olegário
Leticia Camille Rosa da Silva
Leticia Cruz de Souza
Letícia Sacramento dos Santos
Lucas Dos Santos Rocha Silva
Maisa Simplicio Irineu
Mali Castanheira Bastos
Mareua Calazans
Maria Eduarda Mendes Flor
Maria Eduarda Rosa Silva
Maria Estela Toledo Botelho
Maria Fernanda Sousa das Graças
Mariângela Gomes de Barros Moura
Matheus da Mata Farias
Matheus de Paula Santos
Matheus Santos de Carvalho
Matias Santana dos Santos
Maysa Emanuelle Santos de Carvalho
Mia Souza de Carvalho
Miguel Ruiz Junior
Mykaelly Aparecida Santos Ribeiro
Nathália Vieira da Silva Oliveira
Nathan Lima Oliveira
Nero Santos Ribeiro
Nicolas de Castro Martins
Nicolas Santos de Souza
Nicolly Fernandes Gonçalves
Noah da Costa Balbino
Odara Gabriela Santos Silva
Pablo Eduardo Gonçalves Soares
Pedro Henrique Ferreira Rodrigues
Pedro Otávio Mello Fonseca Sérgio
Rafael Anunciato de Lima
Raul Beserra da Silva
Rennan Germano de Lima
Rive Meira Agra Filho
Ruby Máximo dos Santos Figueiredo
Ryan Alexander da Silva
Sabrina Cristina dos santos
Samuel da Silva Ramos
Sebastian La Fayette Pereira Melo
Stefany Rocha de Oliveira
Stephanie Raquel Yelma Solis
Thainá Franklim De Moraes
Thays Souza de Santana
Valentim Menezes
Venus Lucas de Jesus Nascimento
Vinicius José da Silva
Vivianne de Novais Passos
Yandra Gonçalves de Almeida
Em caso de dúvida envie e-mail para processoseletivo@institutocriar.org ou 11 99529-5448.
O Instituto Criar acredita que a diversidade de parceiros e mecanismos de incentivo tráz uma sustentabilidade financeira e executiva mais perene.
Queremos ser um espaço onde as empresas se encontrem nas suas razões de investir.
Produtora e realizadora audiovisual com foco em cultura, educação e direitos humanos.
É formada em Produção e Política Cultural (Universidade Federal do Pampa), com especialização em ESG (SENAC) e formação livre em cinema pela ELCV de Santo André. Atua há mais de 15 anos no setor cultural e audiovisual, passou por instituições como Associação Cultural Kinoforum e Instituto Acaia.
Integrou coletivos como Corja Filmes, Cinema de Guerrilha e Nós, Madalenas. Atualmente, é articuladora de Inserção e Educação Continuada no Instituto Criar e sócia da Casa OJÔ.
Em 2023, foi premiada como relêvancia cultural na Lei Paulo Gustavo de Santo André. Em 2024, teve o projeto “Cartografia dos Sonhos Inacabados” contemplado pela Lei Aldir Blanc de Santo André.
Mestranda em Bens Culturais na FGV, pós-graduada em Produção Audiovisual (Anhembi Morumbi) e em Inovação, Empreendedorismo e Projetos na Economia Digital (Universitat de Barcelona), com MBA em Gestão de Projetos (USP).
Produtora cultural e realizadora audiovisual há 22 anos, é organizadora do livro Memórias de um São: Mapeamento e memória cultural da região de São Mateus.
Trabalhou por mais de 7 anos no MIS-SP e por mais de 6 anos na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo foi coordenadora da Casa de Cultura São Mateus, depois de todas as Casas de Cultura, edital de oficineiros e entre outros projetos e programas da Pasta.
Também foi membra de várias comissões avaliadoras de projeto e juri de projetos culturais. Hoje, é Co-diretora Executiva – Gestão e Impacto do Instituto Criar, onde foi aluna há 20 anos.
Sanara Santos é jornalista, comunicadora e diretora da Énois, organização do terceiro setor que atua na área da comunicação.
Nascida e criada na favela da Ilha, na zona leste de São Paulo, já produziu conteúdos para veículos como UOL, Intercept, Folha de São Paulo, Az Mina, Billboard Brasil e Gênero e Número.
Co fundadora da Transmídia, a primeira agência de notícias composta exclusivamente por pessoas trans, Sanara é a primeira mulher negra e trans a liderar uma organização de jornalismo no Brasil. Foi homenageada como jornalista pelo IJNet e também atua como diretora de fotografia.
Profissional de Produção Audiovisual com mais de 20 anos de experiência no setor, sendo os últimos 9 dedicados a empresas globais do entretenimento como The Walt Disney Company, Paramount, ViacomCBS e A+E Networks.
Especialista em produção executiva, gestão de equipes, orçamentos e cronogramas, dando suporte para criação e desenvolvimento de conteúdos originais.
Atualmente atua como Sr. Producer na Disney, supervisionando projetos estratégicos que unem criatividade e eficiência.
Sua formação inclui bacharelado em Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduação em Produção Audiovisual pelo Centro Universitário Senac.
Construiu uma carreira sólida no audiovisual, iniciando no departamento de arte e, com o tempo, migrando para a produção, até alcançar a produção executiva. Atuou na Blues Content, onde produziu conteúdos para grandes canais do YouTube, como Pipocando e Giro Sky.
Viveu uma temporada em Los Angeles, onde teve contato com grandes produtoras e acompanhou de perto os bastidores do cinema internacional.
De volta ao Brasil, trabalhou na Paramount, participando da execução de eventos icônicos como o MIAW e o Meus Prêmios Nick.
Atualmente, é Senior Producer de Produções Originais na The Walt Disney Company, contribuindo para séries de sucesso como Amor da Minha Vida e Impuros, que vêm conquistando o público e fortalecendo o catálogo de conteúdos nacionais da Disney+.
Mãe, Publicitária, Cineasta, Curadora, Palestrante, Mentora, Criativa e atua no mercado de filmes publicitários e cinematográficos há 29 anos. Passou por produtoras como O2 Filmes, Sentimental Filmes, Conspiração Filmes, Academia de Filmes, entre outras. Fundadora da produtora Confeitaria Filmes e do África Br Contemporary Institute.
Já foi Júri do Gerety Awards, Ampro Globes Awards, Cannes Lions 2023, Young Lions e PPA. Atuou como Head da Produção Artística da Rede Globo. Dirigiu o premiado Estação Livre na TV Cultura, e também o Especial da Rede Globo filme documental Mães do Brasil 2021, entre outros.
É Diretora Vice-Presidente do Instituto + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. Mentora no Perifa Lions, voluntária no Grupo Mulheres do Brasil e Li.Belo.
Doutora em comunicação e mestre em artes, é documentarista, artista-pesquisadora e professora, trabalha há mais de 20 anos no mercado audiovisual, tendo se especializado em direção e montagem.
Atualmente, é professora do Centro Universitário Senac e coordenadora do Projeto “Elas Criam – Mulheres de Impacto”, do Instituto Criar.
Foi diretora do talk show “A Máquina” e dirigiu três séries de documentário na TV Gazeta. Em 2015, lançou seu documentário de longa-metragem “Identidade Cotidiana”, adquirido pelo Canal Brasil.
Passou por produtoras como Academia de Filmes, Big Bonsai e Farol Filmes, além de ter participado de trabalhos produzidos por emissoras como TV Cultura, Band e CNN Brasil.
Formada em Gestão Cultural, pelo SENAC/SP; em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela FAPCOM; e Assistência de Direção e Roteiro pelo Instituto Criar, de TV, Cinema e Novas Mídias (Turma 3).
Atua há mais de 15 anos com produção de eventos diversos. Foi dramaturga, diretora e produtora de diversos espetáculos entre 2011 e 2019. Educadora e Coordenadora Pedagógica no Projeto 1ª CENA (2011-2019). Oficineira de Produção Cultural, nas linguagens de Teatro e Audiovisual, na Casa de Cultura de São Mateus (2016) e no Centro Cultural da Vila Formosa (2021).
Atualmente faz parte do coletivo Cinemateus, está Supervisora Executiva no Instituto Criar e Diretora-Presidente no Instituto Usina dos Atos, organização social com atuação na zona leste de São Paulo.
É Natural do Amazonas, possui 15 anos de experiência em produção, passando por jornalismo, publicidade e audiovisual. Desde 2016, atua como produtora executiva e, em 2020, começou a se especializar em roteiro. Gerencia projetos culturais e sociais com foco em impacto social e diversidade.
É colaboradora da Taturana – Cine e Impacto Social, onde coordena projetos de formação em campanhas de impacto. Pela instituição, coordenou o Lab Taturana + Impacta Cine, coordenou as Comissões Brasileiras do Fórum Latino-americano de Cinema e Impacto Social (México e Colômbia) e apoia na produção do evento. Atualmente, também é responsável pelo curso Cinema e Ação, desde sua primeira geração, que acaba de iniciar uma nova edição neste mês.
É Coordenadora da comunidade de exibidores na Taturana, com mais de 10 anos de atuação no setor audiovisual. Especialista em distribuição de filmes com foco em impacto social, trabalha como produtora de impacto em lançamentos e campanhas de
mobilização para documentários na América Latina. Colabora com produções na Venezuela, Espanha e no Brasil e integrou a equipe da Taturana liderando campanhas de filmes e ações de mobilização nacional, em articulação com redes de exibidores e organizações da sociedade civil.
É Produtora Executiva e Criativa com 20 anos de experiência no mercado audiovisual. Lidera projetos de ficção e não-ficção para o mercado nacional e internacional, sendo produtora executiva na Maria Farinha Filmes e co-diretora executiva da Kilomba Produções.
Ao longo de sua carreira, produziu para diversos canais de TV e grandes plataformas de streaming, entre elas Netflix e Globoplay, tendo também se dedicado ao acinema do autor. Conta com importantes produções em seu portfólio, como os longas “Enterre Seus Mortos” de Marco Dutra, “Barba Ensopada de Sangue” de Aly Muritiba, “Racionais MC’s – Das Ruas de São Paulo para o Mundo” de Juliana Vicente, “Dentro da Minha Pele” de Toni Venturi e “O Estopim” de Rodrigo Mac Niven. No universo das séries, destaca as mais recentes “Segura Essa Pose”, “Quem Ela Pensa Que É”, “Todas as Cores do Brasil”, além de duas temporadas de “Quebrando o Tabu”. Entre os curtas, destacam-se “O Tempo é um Pássaro” e o aclamado “Kbela”, ambos de Yasmin Thayná, sendo este último eleito Melhor Curta-metragem da Diáspora Africana no AMAA Awards de 2017. Também da mentorias para projetos audiovisuais e cursos de formação.