O Prêmio Criando Asas comemorou sua décima edição com um evento que reuniu jovens premiados ao longo dessa década, a galera da turma 14, alunos da Estácio, parceira do Criar nessa empreitada.
O Prêmio Criando Asas tem como objetivo incentivar o protagonismo social dos educandos e veteranos do Criar, que multiplicam o impacto social do Instituto com suas próprias mãos e câmeras. O Prêmio fomenta e viabiliza projetos que utilizam o audiovisual como ferramenta de transformação social. Por meio de edital anual publicado no site do INSTITUTO CRIAR, os projetos são apresentados e selecionados por uma banca de especialistas.
Cinco grupos receberam apoio financeiro no valor de R$ 6 mil para viabilizarem seus projetos além de utilizarem equipamentos e estrutura do Criar para realizar suas produções.
E as asas foram para:
#01 – Correntes
Documentário que aborda a questão do encarceramento de duas diferentes perspectivas: Uma mãe, e como a perda de seu filho pode afetar o seu estado psicológico e emocional. Uma esposa, e como o aprisionamento de seu companheiro pode gerar uma independência imposta em sua vida.
#02 Locking Practice
Documentário fundamentado em relatos de pessoas que residam em comunidades da Zona Sul e fizeram parte processo de criação do espetáculo de dança baseado nas questões sociais da periferia que deu corpo as vozes da comunidade e propagando os anseios e dificuldades.
#03 Ostentação
Curta-metragem que mostra o olhar interno dos jovens periféricos em meio à cultura ostentação e o posicionamento desses jovens perante a mesma.
#04 Rapvisual
Projeto que contribuiu com jovens rappers da periferia que têm pouco acesso à produções de áudio e vídeo e que utiliza o audiovisual como ponte para sua carreira artística e profissional.
#05 Festival Paralelos
Projeto que teve como objetivo principal resgatar e criar uma rede ativa de visibilidade para as produções audiovisuais independentes e periféricas.
Desde o lançamento, mais de 80.000 pessoas foram alcançadas por projetos sociais criados e implantados pelos jovens por meio do Criando Asas. Educandos, veteranos e seus amigos se juntaram e montaram cineclubes, produziram jornais impressos, programa de TV, curta metragem de ficção, documentários, realizaram oficinas de fotografia e vídeos nas comunidades, bem como mostras itinerantes.
Parabéns aos envolvidos!