O audiovisual é uma maneira de expressão, uma linguagem que constrói e reconstrói realidades. Por isso não pode ser um privilégio, precisa se tornar cotidiano e acessível. E se desde cedo se ensina a falar, por que não ensinar a “falar audiovisualmente”?
Inscrições até 4 de junho de 2017
A composição do programa oferecido no Instituto Criar visa a inserção qualificada de jovens no mundo do trabalho. Um mundo em transformação!
Partimos do pressuposto de que as novas tecnologias produziram mudanças significativas na forma de realizar audiovisual em seus diversos formatos e que as dinâmicas produtivas se tornam cada vez mais complexas e diversificadas. Esses novos arranjos produtivos compõem o campo da Economia Criativa que, nos últimos anos, vem crescendo, e envolvem criação, produção, distribuição/difusão e consumo/fruição de bens, produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.
Oferecemos uma experiência de aprendizado que reconhece e valoriza os saberes, a cultura e a criatividade dos jovens e busca articulá-las a novos conhecimentos operacionais e especializados para que possam aportar ideias, olhares e conhecimentos no mundo do trabalho. Um espaço de aprendizado e criação que contribui para a circulação, distribuição e exibição de expressões das juventudes urbanas.
Como fazemos
Dois processos articulados estruturam o programa de formação do Instituto Criar: a exploração (investigação) que envolve atividades de pesquisa e circulação e a experimentação (ensaio) com realizações audiovisuais pessoais e /ou coletivas. As produções audiovisuais dos jovens resultam de movimentos propostos pelo programa que articulam diversas linguagens, formatos e fazeres, intercalando produções autorais independentes com produções de formatos de mercado.
O programa oferece 5 (CINCO) ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE CONHECIMENTO por meio de Núcleos. No início do curso todos os jovens têm oportunidade de experimentar as 5 Áreas de Concentração com o objetivo de conhecer e ter acesso à visão de todo o processo.
As Áreas de Concentração de Conhecimento reúnem um conjunto de conteúdos e atividades por meio de oficinas, workshops e exercícios práticos. Para ingressar no Criar, os candidatos deverão escolher uma das 5 Áreas de Concentração abaixo:
1. Direção de arte: Cabelo e Maquiagem, Cenografia e Objeto e Figurino
Desenvolvimento do projeto, Construção de personagem, Construção da imagem
Conteúdos Gerais: Desenho de luz, Elétrica, Movimentação, Maquinaria
Construção de quadro, Finalização, Loggagem
Conteúdos Gerais: Planejamento, Gestão de recursos, Casting, Locação
Desenvolvimento do projeto, Coordenação de finalização
Trilha sonora para audiovisual, Mixagem, Som direto, Desenho de som
Folley, Captação de áudio em estúdio
Conteúdos gerais: Direção de finalização, Animação 2d, Stop motion, Montagem, Composição de imagem, Finalização de cor, Sincronização de som, FormatosAs 5 áreas de conhecimento são atravessadas por conteúdos transversais como: Roteiro, Leitura,Escrita e Narrativas, Direção, Linguagem, Imagem, Pesquisa, Participação Social e Desenvolvimento Humano.