Caminhos e Oportunidades
Metendo as caras e sem medo de errar o veterano Wallison Felicio mostra que oportunidades existem e o caminho para o sucesso é a busca constante.
Acompanhe mais essa incrível historia.
[youtube id=”a_wNkSt8YTM” w=”550″]
Roteiros de Vida
Veterana da 1ª Turma do Instituto, Adriana seguiu um rumo diferente ao Audiovisual.
Da oficina de roteiro, para a faculdade de Direito, ela afirma que hoje, escreve “roteiros de vida”.
Conheça sua trajetória!
[youtube id=”FIA29YXrQGg#t” w=”550″]
A ArteEducação
Com a arte correndo em suas veias, Micaela nunca se viu trabalhando com outra área que não fosse a artística. Percorrendo vários caminhos nesse meio, resolveu usar o que melhor sabe fazer para educar e transformar. Hoje, como educadora de artes da Fundação Casa, busca mostrar para os jovens que não é o passado que ditará qual será seu futuro.
[youtube id=”IF5KWXgTKmQ” w=”550″]
Um roteiro em constante tratamento…
De roteirista à montador e agora com um grande desafio pela frente.
Apaixonado por música, Alexandre Tanizaki era expectador assíduo da MTV. A vontade de fazer videoclipes como os que via, foi o chamado para começar uma jornada Audiovisual. Acompanhe como “Minhoca” trilhou seu caminho até hoje e descubra quais desafios tem de enfrentar num futuro não muito distante.
[youtube id=”k0FGK92lhyU” w=”550″]
Arte não tem lugar para nascer
Seja, no papel, na parede, na tela do computador ou do cinema, Pixote mostra que realizações profissionais e pessoais podem andar juntos.
Quando criança sua mãe lhe dava cadernos de desenho para “ficar quieto”. Ele gostou tanto dessa brincadeira que não parou até hoje.
Pelas ruas da Grande SP, o veterano da primeira turma do Instituto Criar, Pixote Mushi, compartilha sua arte e seu talento com quem quiser parar para admirar.
[youtube id=”3VcFtGS3cr8″ w=”550″]
Audiovisual nas alturas!
De um desejo de criança à realidade profissional.
O jovem de 24 anos, Felipe Reis, que participou da 4ª turma de que oficina do Instituto Criar, viaja o mundo e registra os principais pontos turísticos de grandes cidades do planeta.
Embarque na história inspiradora de Felipe.
[youtube id=”sgXaZU1uccc” w=”550″]
Muito mais que um desenho!
Lápis, spray ou pincel na mão, a jovem Evelyn Queiroz usa a sua arte como uma bela e poderosa ferramenta de transformação social.
Como se auto intitula , ela está “fora dos padrões convencionais”. Evelyn, em vez de se abater, escolheu se inspirar nesses acontecimentos e criou a personagem Negahamburguer. Hoje, por meio dos seus desenhos, deu início aos projetos a favor da aceitação pessoal do corpo e tem nas suas obras a expressão maior das suas ideias e convicções. Acompanhe a história dessa jovem artista que vem ganhando a cada dia mais fãs!
Com vocês Evelyn e sua Negahamburguer.
[youtube id=”jAQ5okBliKI” w=”550″]
Sonho de Criança
Das vielas do Itaim Paulista para os grandes estúdios da Barra Funda.
Com muita garra e determinação, Michel Dantas, veterano da turma 4 de Cenografia do Instituto Criar, realiza seu sonho de criança.
[youtube id=”cTGlvAPl5zo” w=”550″]
Um potencializador de sonhos
O Audiovisual e a educação andando lado a lado
É com muito prazer que damos vez e voz para o jovem Lucas Bachmann, veterano da oficina de CENOGRAFIA que está fazendo bonito no mercado de trabalho. Mas se engana quem pensa que está em uma mega produtora ou fazendo grandes produções audiovisuais.
Ele mostra que não é preciso estar nesses lugares para fazer a diferença com o audiovisual.
[youtube id=”Ak_a2X7Acks” w=”550″]
Viva a Arte!
Musica, dança, teatro, poesia. Não importa de que forma a arte se manifesta para quem acredita em seu poder de transformação.
A partir dessa premissa, jovens uniram seus esforços para fomentar a cultura e a arte brasileira em uma das maiores comunidades de São Paulo. O Instituto Criar orgulhosamente apresenta Daiana Andrade e o Sarau de Paraisópolis.
[youtube id=”DGzVlftle5Y” w=”550″]
Uma vida de cliques
Dos cliques no mouse na Oficina de Computação Gráfica para os cliques nas máquinas fotográficas em ensaios de moda ao lado do expert JR Duran. Renan Vitorino, veterano da turma 3, repassa sua trajetória profissional além dos muros do Instituto Criar.
[youtube id=”IOEa8zvFvd0″ w=”550″]
Veteranos fundam produtora em Osasco
Iniciativa, visão de futuro, firmeza e determinação
Veteranos do Instituto Criar, Talicia Venancio, Vagner Nascimento e Jonas Alves arregaçaram as mangas e fundaram a produtora Novo Parafuso Produções. Conheça a história desses jovens empreendedores de Rochedale, Osasco.
[youtube id=”gYm4egGcuG0″ w=”550″]
De um cômodo de 5×3 para o universo das web radios
Filho de peixe…
Na infância, Rafael Otaviano ajudava o pai a vender seu peixe anunciando a chegada do produto. Daí veio o apelido Fish. E do microfone nas ruas veio a paixão pelo som.
A formação adquirida durante um ano no Instituto Criar, mais especificamente na Oficina de Áudio, ajudou a construir a história bacana que você confere agora.
De um cômodo de 5×3 para o universo das web radios.
[youtube id=”DUe9KloQKbs” w=”550″]
Veterano faz bonito com instrumentos reciclados
O educando Marcos Souza se dedica de corpo e alma à música. Além de cursar a Oficina de Áudio do Instituto Criar, Marcos produz instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e tira um som superbacana.
Participante do Projeto Povo Brasileiro, localizado na Zona Norte de São Paulo, no bairro Javarural, Marcos faz parte da oficina de música e meio ambiente da organização. Na oficina do projeto, ele trabalha tanto na produção quanto na sonorização dos instrumentos alternativos. “A cada material encontrado na rua surge um instrumento novo, um desafio novo e surge uma alegria nova!”, conta Marcos.
Marcão, como é conhecido no Instituto, mostrou que é possível tirar um som de primeira com materiais que muita gente descarta como lixo.
Confira a história.
[youtube id=”YCBzSzp9HAQ” w=”550″]
De Cabuçu para Rio +20
Do Cabuçu Serra da Cantareira para a Rio+20.
Veterano da Oficina de Produção do Instituto Criar, Rodrigo Maia Marques sempre foi engajado em ações socioambientais. Durante seu processo de formação no Criar, Maia, como é conhecido, teve a certeza que o audiovisual poderia ser um ótimo aliado nessa sua empreitada social.
Com uma câmera na mão e mil ideias na cabeça, Maia encontrou no Prêmio Criando Asas a oportunidade perfeita para levar ainda mais adiante importantes questões. Ao vencer a primeira edição do prêmio, Maia conseguiu viabilizar seu projeto e por meio do coletivo Mundo em Foco produziu o programa Jovem Mundo Social que retratou o trabalho desenvolvido por diversas ONGs de São Paulo. O programa ganhou a telinha e foi exibido na TV Comunitária do Estado de São Paulo.
Desde então não parou mais, atuando com o grupo Mundo em Foco, que desenvolve projetos visando melhorias sociais por meio do audiovisual, bem como no Movimento Cabuçu, manifestando causas Ambientais através das Artes
O grupo Mundo em Foco é recordistas de premiação com 8 projetos vencedores durante os cinco anos de Criando Asas.
Finalmente no dia 15 de junho , Maia embarcou para o Rio de Janeiro para participar de palestras, debates e diálogos da Rio +20, mais especificamente no espaço da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo. Também assistiu aos painéis do Rio + Social, evento inovador e paralelo ao Rio +20 que reuniu líderes para uma conversa global sobre a conexão entre mídias sociais, tecnologia e sustentabilidade.
Ao longo da jornada, Maia documentou sua experiência, captou imagens, colheu depoimentos, registrou sua visão dos bastidores e dos acontecimentos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Tudo em defesa das causas ambientais as quais defende, contando com o apoio da Usina Criar que disponibilizou equipamentos para deixar tudo bem registrado.
“O que me animou em todo este processo foi o fato de a sociedade civil ter participação significante em todas discussões e manifestos, gerando trocas de experiências e abrindo um grande leque para reascender e multiplicar o debate em nossas comunidades.
A luta não acabou! Vamos enfrentar no local e somar para o global” diz Rodrigo Maia.
De volta a São Paulo, Maia agora se dedica a roteirizar o material gravado e editar um curta metragem revelando o seu ponto de vista da reunião da ONU.
A vida imita o vídeo
Bruno Braupferr, 22 anos, foi aluno da turma IV (2007/2008) de Oficina de Câmera. Depois que concluiu a formação, não parou mais. Conseguiu uma bolsa através do Programa de Educação Continuada do Instituto Criar para se aperfeiçoar no assunto e foi estudar a sétima arte na Academia Internacional de Cinema. Também teve sua primeira experiência de trabalho na área articulada pelo Criar. Estagiou com o expert J.R Duran e foi efetivado. Estudou, estudou, trabalhou, trabalhou. E aprendeu mais e mais… Como o céu não é o limite, Bruno inscreveu sua empreitada no Prêmio Criando Asas, que fomenta e viabiliza projetos que usam o audiovisual como ferramenta de transformação social , e ganhou! Com uma câmera na mão, um roteiro no papel e 5 mil reais no bolso, produziu o documentário Nota de Corte, que investiga os perrengues enfrentados por jovens de baixa renda para passar no vestibular das universidades públicas. O filme, que tem 17 minutos, já ganhou a telona de importantes mostras Brasil a dentro.
Com vocês, Bruno Brauffer!
“Com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão é possível fazer a diferença. Nasci na Zona Leste de São Paulo e desde criança assistia filmes com meu pai e era ali que ele aproveitava para me ensinar valores e ensinar sobre a vida. Então cresci e parecia enxergar a 24 quadros por segundo. Queria produzir, filmar e poder devolver a mesma magia e experiência que recebi de outros filmes na minha infância. Mas a distância era imensa, socialmente e fisicamente.
É ai que como em roteiro, no momento da reviravolta, eu conheço o Instituto Criar e o improvável ganha força. E toda aquela explosão de cores e luzes agora com uma forma definida invadiu novamente minha mente e transformou minha jornada. De lá, fui selecionado e ganhei uma bolsa integral numa importante academia de cinema, trabalhei com renomados fotógrafos do país e consegui fazer com que meus projetos atingissem fronteiras que eu nem imaginava existir.
Nos meus projetos procurei retratar a minha época. Vejo no cinema um compromisso com os seres humanos e a sociedade. A jornada é árdua, mas estou me preparando para daqui dois ou três anos começar a produção do meu primeiro longa-metragem.”
[youtube id=”U-4WsiNK6JI” w=”550″]
Cine Rincão
Cine Rincão
A trajetória de Paulo Eduardo, educando da Oficina de Edição da turma I, inspirou o curta metragem assinado pelo cineasta Fernando Grostein Andrade (Coração Vagabundo e Quebrando o Tabu), especialmente para COLORS With Love, um projeto mundial da marca Benetton. Baseado em fatos reais, “Cine Rincão” conta a história de Paulo Eduardo, de Osasco, Brasil, que aos 15 anos foi baleado e sobreviveu a um tiro no peito. Filho de imigrantes nordestinos que desembarcaram em São Paulo em busca de oportunidades, a família de Paulo Eduardo se estabeleceu em terreno de invasão. Paulo teve uma infância simples mas repleta de sonhos. Sua trajetória de vida passa por projetos sociais que o ajudaram a construir seu futuro. No Instituto Criar , Paulo Eduardo desenvolveu seu potencial e encontrou uma profissã o. Virou editor, monitor da turma e profissional do mercado. Descobriu também que podia transformar a realidade de outros jovens como ele através do audiovisual.
[youtube id=”8lhzREwpNTI” w=”550″]