“Se achamos que nosso objetivo aqui, na nossa rápida passagem pela terra é acumular riquezas, então não temos nada a aprender com os índios. Mas, se acreditamos que o ideal é o equilíbrio do homem dentro de sua família e dentro de sua comunidade, então os índios têm lições extraordinárias para nos dar”
Cláudio Villas-Bôas
Em 2011, o Parque Nacional do Xingu completou 50 anos e ganhou as telas dos cinemas de todo o Brasil na superprodução nacional XINGU. E, em 2013, o longa que narra a trajetória dos Irmãos Villas Bôas ganha exibição especial no Cine Criar.
E mais: para abrir a sessão do mês de março, o curta Priara Jõ introduz a temática indígena, retratando a realidade das crianças da aldeia de mesmo nome, onde tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário dos pequenos índios.
E para fechar a programação com chave de ouro,Giovani Canhoto e Gustavo Cabral , que participaram do time de produção de Xingu, aterrissam no Criar para um bate papo com os espectadores.
Reserve a data na agenda e venha curtir a história e a cultura do nosso país.
Dia: 23/03 – Sábado
Horário: 16h
Local: Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias
Rua Solon, 1121 – Bom Retiro
ENTRADA GRATUITA
Xingu – Sinopse
(Brasil, 2011, 103´)
Xingu conta a incrível história dos irmãos Villas Bôas – Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat) – e a aventura da criação do Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena de grandes proporções no Brasil. Uma parte esquecida e dramática da nossa história que permanece atual e urgente.