Nascido em 1990 no Jardim Jussara, zona oeste de São Paulo, FERNANDO ALVES DE SÁ TALES é comunicativo e persuasivo. O caçula de cinco irmãos foi no geral um aluno mediano que sempre preferiu assistir a um filme a ler um livro. Possui um título técnico em Gastronomia, pela ONG Dom Duarte. Fernando tem todas as habilidades para ser um bom “chef”, como capacidade para resolver problemas, para trabalhar em equipe, liderança, iniciativa, organização, atenção aos detalhes, exceto gostar de cozinhar. Então vale aproveitar esse perfil para um excelente produtor.
A oportunidade de cursar a 6ª Oficina de Produção no Instituto Criar trouxe “futuro” ao irrequieto estudante. Logo após sua graduação, ganhou uma bolsa para cursar Edição no SENAC. Foi quando a colega Gisele Ramos o convidou para produzir “Tem Teatro Logo Aqui”, vencedor do 5º Prêmio Criando Asas (2011-2012). Faltavam apenas três dias para inscrever o projeto e Fernando fez contornos mirabolantes para conseguir no curtíssimo espaço de tempo montar equipe, cronograma e orçamento. Durante o processo, o produtor fez além – fotografou, filmou, entrevistou, convenceu pessoas do bairro do Grajaú a irem ao teatro pela primeira vez e aprendeu a se aproximar da “massa”.
Desistir não faz parte do repertório do editor freelancer. “Quando eu começo um negócio, eu tenho que terminar.” A trajetória audiovisual deixa claro o quanto a arte transforma e todas as vezes que Fernando cria algo, acredita que vá despertar algum tipo de sentimento no público. O produtor não esquece as palavras de sua colega na formatura do Instituto Criar, que disse “eu estou muito feliz hoje porque eu sei que quem eram os nossos heróis da televisão eram os que estavam por trás, os que criavam aquilo para gente assistir.”
Por Maria Beatriz Alves de Araujo, 2012
[smartlinks id=”32″ ]