RAFAEL TEIXEIRA ROBERTO, nascido em 1990 no Jardim Apurá, zona sul de São Paulo, tem em sua família fortes modelos. Seu Juarez é um mineiro politizado, articulado, leitor compulsivo, historiador, ex-metalúrgico e hoje dono de uma loja de material de construção. “Meu pai plantava tudo o que a gente comia, inventava histórias, ia acampar com o Movimento dos Sem Terra e deixava eu e a minha mãe.” A mãe é liberal, tem tatuagem e é filha de uma índia cearense. Rafael descreve a avó, moradora da Cidade Ademar, como bem sossegada, olhinho puxado, fumante de cachimbo e amante das plantas. Do avô já falecido só sabe que é branco de olho azul. Embora sejam separados, os pais trabalham juntos na loja.
Diante de referências tão ricas, Rafael levou a inventividade para a escola, mas não a vontade de estudar. Por gostar muito de música, Zeca, como Rafael é conhecido, chegou a formar uma banda. Nessa época, por sugestão do pai, teve seu primeiro contato com o audiovisual na associação JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube.
Entusiasmado com a nova área, cursou Rádio e TV por dois anos, na UNISA – Universidade de Santo Amaro. Na JAMAC realizou o curta-metragem “Identidade” e o projeto “Traquitanas”. Este último com foco no desenvolvimento de equipamentos audiovisuais de baixo custo foi reconhecido com um VAI (Valorização de Iniciativas Culturais). Na associação também conhece Dalila Alves, por quem se encantou e o apresentou ao Instituto Criar. Após a 7ª Oficina de Iluminação, o jovem estudou fotografia avançada e lidou com material de última geração na Escola de Cinema.
No “Às Margens da Billings”, um dos projetos vencedores do 5º Prêmio Criando Asas (2011-2012), que realizou ao lado da parceira Dalila e de seu pai Juarez José Teixeira Roberto, o fotógrafo presenciou a mudança de seu próprio bairro. Aos 22 anos, Zeca diz que começou a olhar para as pessoas do Jardim Apurá de uma forma mais esperançosa. Além da fotografia, da música e do skate, o jovem quer prosseguir ajudando a “galera” ao seu redor.
Por Maria Beatriz Alves de Araujo, 2012
[smartlinks id=”41″ ]