OZANA NATÁLIA SOUSA DE SILVA nasceu em 1984, em São Paulo. Filha de uma cabeleireira casada com um soldador (padrasto) ela tem dois irmãos bem presentes em sua vida. Monalisa, ex-aluna de Câmera do Instituto Criar e o caçula Vinícius, monitor no coletivo Mundo em Foco.
Para entender a história de Ozana é preciso compreender o audiovisual como ferramenta de transformação social. Essencialmente tudo em sua vida gira em torno de imagens e sons que impactam de forma única e particular. Cada espectador é um.
Ozana aprendeu a fotografar com o na época namorado Rodrigo Sousa . Conheceram-se na casa dela apresentados por um amigo em comum. Ela tocando órgão, ele, violino. Dois artistas que nunca tinham se visto na igreja que frequentavam e já completaram oito anos e meio juntos. Não é só o tempo, mas o número de pessoas que conseguiram mobilizar em seus projetos sociais desde então.
Em 2004, o casal idealizou o coletivo “Mundo em Foco”, hoje um Ponto de Cultura, reconhecido pelo Governo Federal pelo trabalho social cultural prestado à comunidade. Os projetos integram todas as cinco primeiras edições do Prêmio Criando Asas. São eles Jovem Mundo Social (1ª edição 2006-2007), Click na Lata (2ª ed. 2007-2008), Click na Máquina (3ª ed. 2008-2009), Cine B.O. (4ª ed. 2010-2011), Casas e Cafofos (5ª ed. 2011-2012).
Veterana da 5ª Oficina de Produção do Instituto Criar e técnica em Design de Interiores, Ozana cursa atualmente o 1º semestre de Arquitetura, na Faculdade Anhembi Morumbi. A educadora, fotógrafa e editora, se identificou com a área. Ozana que conta com a compreensão e envolvimento de sua família em muitos dos projetos, não quer parar de estudar. Quer ser modelo e inspiração não só para a família, mas para todos os jovens que participam e acreditam na história do casal.
Um motivo musical, um encontro religioso, um destino social. A união Ozana-Rodrigo é inquestionável.
Por Maria Beatriz Alves de Araujo