Depois de algumas semanas de suspense, saiu o resultado dos vencedores da 6ª Edição do Prêmio Criando Asas.
Enquanto os jovens da Turma 8 celebravam a conclusão do curso, alunos e veteranos que inscreveram seus projetos aguardavam ansiosamente o tão esperado anúncio.
E as asas foram para:
De mulher pra mulher – O projeto tem o objetivo incentivar as mulheres que já sofreram e sofrem agressões físicas e morais de seus companheiros a denunciar os agressores e procurarem auxilio na rede de atendimento a vitimas de violência domestica. As jovens vencedoras realizarão debates em instituições de apoio a mulher e em centros culturais. Esses debates serão realizados após a exibição de vídeo documentário produzido pelas integrantes do grupo.
Heliópolis – Bairro Educação – A trajetória da EMEF Presidente Campos Salles, localizada no bairro de Heliópolis, é o foco da produção a ser realizada nesse projeto. A Instituição rompeu com o tradicional modelo de educação e obteve sucesso com a mudança. Por meio de um Documentário, o projeto visa expandir essas inciativas para outras instituições de ensino. Os alunos e a comunidade da EMEF Campos Sales participarão de uma oficina básica de iniciação ao audiovisual para construir coletivamente esse vídeo. As exibições e debates sobre esse modelo de educação ocorrerão na comunidade de Heliópolis e Grajaú.
Morumbi, Favela, Alphaville – Projeto que busca resgatar a história do Albergue Arsenal da Esperança, local que abrigou imigrantes nos séculos XIX e XX e hoje acolhe cerca de 1150 homens todos os dias. Por meio de um documentário, o projeto vai conhecer a vida de quem depende de um albergue, criando uma ponte entre o período da hospedaria dos Imigrantes e o atual Arsenal da Esperança, discutindo questões sobre educação, moradia e trabalho. As exibições e debate ocorrerão na festa do imigrante, em uma escola pública e outra particular.
Cinecleta – O projeto “CineCleta” consiste na utilização de uma bicicleta devidamente equipada com DVD, caixa de som e projetor para a exibição itinerante de imagens, que opera sob a perspectiva performática de uma intervenção urbana. O principal objetivo é a preservação e difusão do material audiovisual proveniente de veteranos do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, bem como outros realizadores, que utilizam o audiovisual para estabelecer uma relação dialógica com as questões emergentes da cidade.
Delitos e deleite – Inspiradas no livro Delitos e Deleites, de Giovani Baffô, três artistas sairão pelas regiões do Capão Redondo, Jardim Mirim e Grajaú produzindo e disseminando releituras de poesias do escritor, por meio do grafite. A intervenção no espaço urbano e sensibilização do olhar das comunidades as diversas formas de expressão artística é o grande objetivo do grupo vencedor do Criando Asas. Um vídeo documentário registrará todo esse processo, além de contar a história do escritor.
Cine Vagão – Buscando uma democratização de conteúdos audiovisuais e conscientização para importantes questões sociais, o projeto viabilizará a exibição de curtas metragens com temas sociais em vagões dos trens da CPTM.
Território Estrangeiro – Projeto que retratará a situação da imigração no Brasil, permeando seus prós, contras e analisando impactos sociais por meio de um vídeo documentário. Fomentar essa discussão nas redes sociais é objetivo do grupo, para que a discussão possa atingir um grande número de pessoas, através dessa ferramenta tão utilizada nos dias atuais.
Uma família que é um povo – A história e obra de Solano Trindade e sua família compõem o eixo principal do documentário que visa retratar a presença da cultura negra no Brasil. Através da produção desse documentário o grupo realizará um debate sobre a presença do negro no Brasil e a importância da família de Solano Trindade nessa discussão. Buscará também, junto ao poder público da Cidade de Embu, a construção de um memorial para abrigar o acervo da família que hoje é armazenado em uma casa de barro pela filha de Solano, Raquel Trindade.
INO – Inocência nos olhares – Oficina de Iniciação Audiovisual, que será realizada em um abrigo na zona oeste da cidade de São Paulo e tem como objetivo ensinar as crianças a utilizarem ferramentas simples para a criação de um vídeo e tirar uma foto, com ferramentas que estão ao seu alcance.
Preservação dos Parques Ambientais – O projeto parte de uma ação social que busca conscientizar a população, em especial os jovens que herdarão essa cidade, para uma mudança de hábitos focando na questão ambiental em parques municipais da cidade de São Paulo. Para a realização do projeto, será produzido um documentário sobre o assunto, que posteriormente será usado como ferramenta para a discussão do tema.
O Instituto Criar agradece ao Instituto Asas, organização madrinha do Prêmio Criando Asas, e a todos os jovens inscritos na 6ª Edição.
Agora é hora de tirar as ideias do papel! É esperar para ver!