Durante todo o ano letivo, os educandos produzem diversas peças audiovisuais em exercícios coletivos, que são reunidos em um portfólio ao final do curso: Campanha Luz, Câmera e Ação Social. Considerando seu perfil, de caráter público, O Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias acredita ser fundamental que seus recursos sejam empregados, em projetos e ações que visam contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da sociedade e entende que a produção audiovisual, ao gerar reflexão e ação, é uma ferramenta de comunicação e de transformação social. Sendo assim, todas as suas ações para a produção e exibição de audiovisuais devem ter garantida a relevância social de seus conteúdos e respeitar, nas relações estabelecidas, no processo de realização e no produto final, os princípios de ética, cidadania, direitos humanos e respeito ao meio ambiente, esperando-se ainda ver nelas refletidos os valores da criatividade, solidariedade, responsabilidade e transparência.
A CAMPANHA LUZ, CÂMERA E AÇÃO SOCIAL! é difundida pelos jovens por meio da mídia (televisiva e eletrônica) e também utilizada para promover a reflexão e o debate em Comunidades, Organizações Não Governamentais e Escolas da Rede Pública. Além da exibição de seus curtas-metragens, documentários, animações e vídeo clipes, os alunos também organizam oficinas, debates e palestras sobre importantes questões sociais.
Ao final do ano letivo, 700 DVDs da Campanha Luz, Câmera e Ação Social são produzidos e distribuídos para ONGs e escolas para serem utilizados em debates sobre os temas