A CAMPANHA SOCIAL, formada pelos produtos audiovisuais desenvolvidos pelos alunos do Instituto como exercício final de curso, tem uma função muito importante no processo de aprendizado. Além da produção em si, de todo o trabalho e dedicação para realizá-los, os vídeos são exibidos estrategicamente nas comunidades. Além de expressarem sua visão de mundo, os educandos demonstram a capacidade de serem ativos no processo de transformação social ao promoverem a reflexão e o debate de importantes temas em diversos lugares.
O documentário Tente Escutar, que aborda a realidade da inserção de pessoas com deficiência auditiva nas escolas brasileiras, gerou um importante debate sobre o tema, levando até as lágrimas educadores das instituições visitadas, devido a fiel retratação do problema que enfrentam todos os dias. O Projeto foi exibido na EEME Anne Sullivan, na EE Charles De Gaulle, na EMEE Helen Keller e no Colégio Rio Branco.
A exibição da animação 597, que trata sobre a problemática do bullying dentro das escolas do País, foi o ponto de partida para que os jovens do Criar levassem a questão para o Centro da Criança e do Adolescente (CCA) de Irapiranga e do Jardim das Rosas, extremo sul de São Paulo. Além de promover bate papo depois do filme, o grupo responsável pelo projeto comandou uma oficina de confecção de bonecos em massinha de modelar para as crianças das instituições.
[youtube id=”0N0T3o0eaJM” w=”550″]