De Machado de Assis a Vinicius de Moraes, de Guimarães Rosa a Rubem Fonseca, passando por Chico Buarque de Holanda, Paulo Lins e Jô Soares. E mais: de Dostoievski a Agatha Christie, com direito a José Saramago e Gabriel Garcia Marques.
São mais de 5,5 mil títulos de diversas áreas _ literatura nacional e estrangeira, história, geografia, filosofia, psicologia, ciências, etc., além de obras de referência como dicionários e enciclopédias _ à disposição dos jovens nas prateleiras da Biblioteca do Instituto Criar para complementar a formação profissional e ampliar o repertório cultural dos alunos e da equipe.
Os jovens têm acesso também a um considerável acervo de periódicos. Jornais diários e revistas de cultura e entretenimento, moda e beleza, arquitetura e decoração, atualidades, viagem, esporte e aventura recheiam as prateleiras.
Recentemente, a biblioteca recebeu um importante _e valioso _ reforço. Verdadeiros tesouros. O premiado diretor de fotografia Hugo Kovensky doou mais 800 revistas especializadas em cinema. Com destaque para a coleção American Cinematographer, cerca 432 exemplares publicados entre 1978 e 2010. A Editora Abril contribuiu com mais de 60 livros das Coleções Clássicos, Grandes Mestres e Artistas Brasileiros. Matisse, Velasquez, Dalí, entre outros, e títulos como Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, A Metamorfose, de Franz Kafka e Hamlet, Rei Lear e Macbeth, de William Shakespeare, já estão devidamente catalogados.
Pilar Lorente, irmã do querido Tomás Lorente, compartilhou parte do acervo do publicitário. Além de revistas bacanudas de direção de arte, anuários de publicidade de Nova Iorque, da Austria e do Japão estão ao alcance dos educandos.
Além da Biblioteca, o Instituto Criar oferece uma Videoteca. Cerca de 2.000 títulos nacionais e internacionais estão catalogados. Filmes clássicos e modernos dos mais variados gêneros estão à disposição dos educandos para empréstimo. Os jovens podem levar para casa ou assistir em uma das cabines da videoteca. Destaque para as obras de Glauber Rocha, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Tim Burton, Steven Spielberg, Pedro Almodóvar e Hector Babenco.
E ainda uma CDteca com mais de 700 CDs de diversos gêneros musicais. O repertório _bem eclético_ passeia pela música clássica, samba, MPB, música eletrônica e rock and roll.
Com o empréstimos de livros e filmes, exibição de filmes, divulgação e realização de eventos culturais e realização de exposições dos trabalhos dos educandos, a Biblioteca do Instituto Criar alia três funções: a conservação, a difusão e a produção cultural.